Muitas empresas se utilizam de e-mails marketing para mandar promoções, conteúdo do blog, novos materiais educativos e enviar avisos, mas, muitas vezes, acabam falhando em pequenos detalhes, e consequentemente, perdendo conversões.
Confira algumas dicas que separamos para acabar com esse problema.
O funil de conversão e como fazer um bom e-mail marketing
Existe um longo caminho desde o momento em que você dispara os e-mails para sua base de leads até que eles recebam o e-mail, cliquem no conteúdo e convertam no site. Esse processo tem perda durante o caminho, por isso chamamos de um funil: ele começa atingindo um grande número de pessoas vai se afunilando ao longo do tempo. Esse funil pode ser dividido em 4 etapas:
- Taxa de entrega: quantos e-mails realmente chegam na caixa de entrada dos leads.
- Taxa de abertura: quantos dos seus leads que receberam o e-mail o abriram.
- Taxa de clique: dos que abriram o e-mail, quantos clicaram no link para serem direcionados a landing page.
- Taxa de conversão: quantos desses visitantes que entraram no site realmente converteram a ação (compra, download, etc).
Todas essas etapas são importantíssimas e cada mudança, em uma dessas fases, que aumente o número de conversões, já é uma grande vitória, pois ela perpetua para o restante do funil. Dando um exemplo, imagine que você tem uma base de 100.000 leads e, ao disparar um teste a/b de assunto, a opção A tem 17% de abertura (17.000 aberturas únicas) e a opção B tem 21% de abertura (21.000 aberturas únicas). O que isso significa? Apenas uma mudança no assunto do e-mail fez você ter mais 4.000 mil pessoas abrindo seu conteúdo.
Criação de e-mails marketing: arte e técnica
Criar um e-mail marketing que faça o usuário abrir e clicar é unir arte com técnica! Sim, porque para ter sucesso é necessário combinar as variáveis certas em relação ao layout e criatividade (arte) com as variáveis em relação a hora de envio, teste a/b, tamanho das imagens, quantidade de texto e etc (técnica).
Usando as técnicas certas, falando com o público certo e na hora certa, o sucesso é garantido. Vamos as dicas práticas para você implementar ainda hoje?
Primeiro, a leitura geralmente é mais fácil com o fundo em cores claras e a letra em tom escuro. Evite cores berrantes e contrastes que vão dificultar a leitura do e-mail. Se for usar mais arte que texto, vale a pena contratar um designer profissional.
Um fator importante na hora de escolher a fonte é pensar na leitura do usuário. Fontes mais comuns, como Arial, Calibri e Opens Sans são mais comuns,de fácil leitura e tem instalado em todos os computadores, por isso não vai abrir errado e estragar todo o seu trabalho. Lembre-se de pensar no tamanho da fonte, o 12 é o mais aconselhado, menor que isso é possível que a visualização da mensagem fique prejudicada.
- Fique ligado na largura do e-mail
Dica rápida e importante: cada provedor (Gmail, Hotmail, Uol..) possui uma largura diferente de janela de exibição. O ideal é que a largura do e-mail seja de, no máximo, 600 pixels. Dessa forma você garante um e-mail marketing que fique bonito e exiba toda a informação necessária, sem que o usuário tenha que rolar horizontalmente.
A referência de mercado para utilização de imagens em e-mail é de 60% de texto e 40% de imagem. As figuras não podem ser muito pesadas também, ideal que no máximo todo o HTML tenha o peso de 100k a 140k e a imagem não passe de 1MG. Se forem muito pesadas, podem demorar para carregar, o que pode ser interpretado como SPAM pelos serviços de e-mail ou dispersar o usuário.
- Deixe sua Call to Action (CTA) Visível
O Call to Action, famoso CTA, é a “chamada para ação”. Deixe bem claro em sua campanha de e-mail qual a ação que você quer que o usuário faça (compre com desconto, baixe o ebook grátis, leia o post, etc.). Vale testar a posição do CTA, cores, a chamada de texto, mas lembre-se sempre de deixá-lo a vista para a navegação do usuário fluir mais fácil, indo direto para seu objetivo.
Você sabia que cerca de 38% das pessoas abrem e-mail pelo celular? Imagine como seria ruim se o seu cliente abrisse seu e-mail e tivesse que ficar forçando a vista para tentar entender o que está escrito e onde ele deve clicar? As chances de você perder essa converção são grandes. Por isso, sempre envie um teste para o seu celular e de amigos do trabalho para ver como a mensagem está sendo visualizada.
Seja objetivo, vá direto ao assunto. Com tantos e-mails que recebemos hoje em dia, se você conseguiu a atenção do seu usuário fazendo com que ele abra seu e-mail, parabéns, agora o próximo passo é fazê-lo clicar, e você não pode perder essa chance! Isso implica diretamente no layout. Resumidamente: deixe o CTA bem a vista, forneça a informação principal antes que o usuário tenha que rolar a tela e siga as dicas de tamanho da imagem e largura do e-mail.
Dicas finais para usar na criação e-mails marketing infalíveis
Eu gosto muito das dicas que o Henrique Carvalho, do Viver de Blog, dá neste post sobre como criar e-mails marketing que são abertos, lidos e clicados. De forma resumida, estes são os principais pontos ao se pensar no momento da criar um e-mail marketing, além da estrutura e design:
- Não compre listas de e-mails
- Seja Pessoal
- Escreva um título que seja impossível de não abrir
- Se possível, personalize seus e-mails com o nome da pessoa que irá recebê-los
- Otimize sua newsletter para mobile
- Não envie e-mails com alta frequência
- Menos é mais. Evite e-mails longos e vá direto ao ponto
- Ajude. Seja gentil.
- Diga aos leitores por que eles recebem seus e-mails e onde eles se cadastraram
- Pare de falar apenas sobre você
- Ofereça uma recompensa
- Se possível, evite imagens
- Insira Múltiplos Links
- Deixe sua Call To Action Visível
- Utilize o poder dos P.S.
- Aprenda com os Melhores
- Continue Sempre Testando
E aí, o que achou? Compartilhe com a gente outras dicas que você ache importante.
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